:: obra em curso ::

Cliente
Particular
Ano
2016
Localização
Paço d'Arcos - Oeiras
Processo
Construção de moradia
Áreas
Lote: 1362m2 :: A.B.Construção: 712m2
Descrição

Projecto de moradia unifamiliar em construção num lote situado num condomínio fechado – Quinta de S. Miguel dos Arcos, em Paço d’Arcos.
As vistas privilegiadas e a extraordinária envolvente, quer natural quer construída, criam uma responsabilidade adicional na concepção de um edifício de excepção.

Adoptando um sistema construtivo invulgar, a moradia constituída por 3 pisos, tem o piso de cave apenas parcialmente enterrado, estando a parte virada para a entrada do lote, e orientada a Poente, toda acima do solo. Este piso é constituído por paredes de betão revestidas a pedra de ataíja com acabamento “ancestral”, sendo toda a construção do piso 0 e 1 feita através de estrutura metálica num misto de aço carbono e perfis LSF ( Light Steel Framing). As paredes exteriores, bem como os pavimentos são constituídos por painéis OSB, e as paredes interiores em gesso cartonado com isolamento térmico e acústico em painéis rígidos de lã de rocha de alta densidade. O isolamento das paredes exteriores é garantido pelo sistema “Etics” numa espessura de 60mm. As caixilharias, totalizando cerca de 190m2 de vãos envidraçados, são constituídas por perfis de alumínio de linhas minimalistas, com vistas extremamente reduzidas.

Para além de um excepcional comportamento térmico e acústico, a moradia será dotada de diversos sistemas na óptica da sustentabilidade, desde a captação de águas pluviais ou de energia solar, garantindo simultaneamente que os sistemas activos têm o melhor desempenho e relação custo/benefício possível.

 

Projecto de Arquitectura: Ricardo Calheiros Ramos ( Promobuilding, Lda.)